quarta-feira, 17 de março de 2010

Projeto de Cinoterapia do Canil da Brigada Militar de Santa Rosa


CINOTERAPIA é um método que utiliza o cão junto com o profissional durante as consultas para auxiliar no tratamento psicológico de crianças, adolescentes e idosos, sendo empregada hoje nas áreas da psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia e fisioterapia.
Nos idosos, o animal proporciona a melhora da auto-estima devido ao contato físico e ao despertar do senso de responsabilidade, pelo fato de terem que cuidar (passear) com o bicho, as pessoas da terceira idade, passam a se sentir úteis. A introdução do animal no Lar do Idoso é uma boa forma de recreação e socialização. Nesses momentos as pessoas deixam de lado seus problemas, dores, insatisfações, seus momentos de solidão e tristeza, sentem-se mais dispostas, pois a simples presença de um animal de estimação pode ser relaxante, ajuda a diminuir a pressão sangüínea e o estresse.
O projeto de Cinoterapia ou Terapia facilitada por Cães é desenvolvido no Lar do Idoso de Santa Rosa pelos Policiais Militares Gustavo Luiz Vogt, Leandro Bernardo Ferreira e Luciano de Souza Almeida do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar de Santa Rosa e o Cão LUNA da Raça Labrador e conta com a participação e o apoio da equipe diretiva e multidisciplinar do asilo, Psicóloga Jaqueli Talheimer e da Assistente Social Debora Silveira Viana, o projeto é pioneiro na região.

2 comentários:

  1. ola! pessoal, gostariamos de comenar que este trabalho esta sendo realizado com muito sucesso, os vovos adora a visista de nossos amigos policiais,e da cadela LUNA, onde nos trazem muita alegria e felicidade.
    Lar do Idoso de Santa Rosa

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de elogiar o 4 PBAF RS , pelo excelente rabalho que tem realizado. Sei que nao é facil trabalhar em uma cidade aonde a criminalidade aumenta a cada dia que passa.
    Eu me chamo Carlos Souza e atualmente moro em Montreal Canada.
    Sou instrutor em Cursos de Taticas Policiais com uso de Caes. Sou representante da Empresa ATTAC INTERNACIONAL no Brasil. Se porventura vossa instituiçao ( canil) tiver algum interesse em adquirir conhecimento cinòfilo aprendendo a Metodologia Canadense com caes de Policia e Segurança, estaremos a vosso disposiçao.

    federalk9@ibest.com.br

    Carlos Souza

    ResponderExcluir