sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pelotão Mirim e a Inclusão Digital

Em plena era digital, desconhecer completamente as tecnologias da informação digital pode-se considerar possuir certo grau de analfabetismo. Para o pleno desenvolvimento do aluno do século XXI é fundamental um conhecimento mínimo do manuseio de um computador e seus benefícios como a Internet, uma ferramenta extremamente útil ao aprendizado se utilizada de forma correta.
            Com o intuito de inserir seus alunos neste contexto, o Pelotão Mirim da Brigada Militar de Santa Rosa realizou no ultimo dia 01 de junho uma visita ao Telecentro Comunitário onde puderam durante uma hora utilizar os computadores com acesso a Internet. Para muitos foi a primeira oportunidade de acesso livre a esta importante ferramenta de construção do conhecimento. Percebe-se que apesar de uma aparente explosão do acesso a Internet, ainda há muito que avançar quando se tratam das classes menos favorecidas com alunos oriundos de escola pública. E buscando dar continuidade ao processo de inclusão digital, serão realizadas semanalmente visitas ao telecentro onde por duas horas os alunos terão acesso aos computadores.
O Pelotão Mirim é um projeto social da Brigada Militar em parceria com a Prefeitura Municipal, cujo foco principal está o processo de ensino e aprendizagem. Atender crianças e adolescentes em situação de risco social e proporcioná-los o acesso ao mais diversos instrumentos de aprendizagem tem sido a ideologia dos instrutores 1 Sgt Amarildo Kaiber, Sd Jarbas Bueno de Lima e professoras Carla Nikodem e Francieli Gomes.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

4º BPAF Apoia o "Wikicrimes"

A Brigada Militar apóia o Wikicrimes.org. Uma maneira segura de denunciar e auxiliar a polícia no mapeamento da violência na cidade de Santa Rosa. Cadastre-se e informe. 
A melhor defesa é a informação.

Entenda o Wikicrimes:
Wikicrimes é um software que permite o acesso e registro de ocorrências criminais no computador diretamente em um mapa digitalizado. Por esta razão esta atividade se chama mapear o crime. A filosofia que norteia Wikicrimes é a mesma da enciclopédia Wikipedia. Parte-se do princípio que a participação individual pode gerar uma sabedoria das massas. Ou seja, se todos participarem o mapeamento criminal passa a ser feito colaborativamente e todos terão o benefício de ter acesso às informações de crimes no mapa. Por isso nosso slogan é "Compartilhe informações sobre crimes. Saiba onde não é seguro!". Wikicrimes não é um projeto desenvolvido por uma instituição policial. Trata-se de um projeto de cidadania. É importante ressaltar que não se pode, nem se deseja, substituir os órgãos policiais. O fato de se registrar uma ocorrência em WikiCrimes não exime o cidadão de o fazê-lo também nas organizações de segurança responsáveis.
Wikicrimes

terça-feira, 7 de junho de 2011

Brigada Militar de Santa Rosa Prende Dupla Por Furto de Veículo

A Brigada Militar através da Guarnição de Serviço do Policiamento Ostensivo com apoio de uma Guarnição da Patamo do 4º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, no domingo (05/6), em Santa Rosa, tomou conhecimento através da sala de operações, que dois indivíduos estavam empurrando uma motocicleta em via pública. Foram efetuadas buscas nas proximidades do furto e abordados duas pessoas com as características informadas na Rua Fernando Ferrari, proximidades da pizzaria Mordomia (Praça Alemã). Próximo a eles encontrava-se a moto furtada placa IID 8359 estacionada na Rua Borges de Medeiros, 738, sendo reconhecidos pela testemunha como autores do furto, foi dado voz de prisão em flagrante para M.S.B. de 18 anos e a apreensão de um adolescente de 16 anos os quais foram conduzidos a DP para lavratura do flagrante.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

PELOTÃO MIRIM VISITA A FAZENDA TERAPÊUTICA ITAJUBÁ E A TRILHA DOS MIRANTES

No dia 04 de junho 2011 o Pelotão Mirim do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira de Santa Rosa, visitou a cidade de Porto Mauá, conhecendo a Fazenda Terapêutica Itajubá e percorrendo a Trilha dos Mirantes na Comunidade de Três Bocas.
A saída foi do Módulo central da Brigada às 13: 00 h, as crianças e adolescentes juntamente com os instrutores, 1Sgt Amarildo Kaiber, Sd Jarbas Bueno de Lima, professoras Carla Nikodem e Francieli Gomes, aguardavam ansiosos pelo início do passeio. Durante o deslocamento do ônibus o ambiente transcorreu com muitas brincadeiras e cantoria por parte de todos os alunos e professores. Logo que chegamos à cidade de Porto Mauá, conhecemos o Porto da cidade e contemplamos as belezas do Rio Uruguai e avistamos a cidade de Alba Pose na Argentina.
Em seguida deslocamos ate a comunidade de Três Bocas, onde conhecemos a história do “Grito do Sapucai”, que viveu na região e promovia bailes que integravam as comunidades ribeirinhas do Brasil e da Argentina. Logo após percorremos a Trilha dos Mirantes, a caminhada foi uma aventura para todos, pois a vegetação estava densa e a trilha tinha quase que desaparecido. Durante o percurso apreciamos as belezas da mata nativa, e ainda contemplamos lá do alto dos Mirantes, as maravilhas do rio Uruguai.
Após um breve descanso e um delicioso lanche, o grupo se deslocou até a Fazenda Terapêutica Itajubá, onde tivemos a oportunidade de conhecer o funcionamento da Fazenda que faz o atendimento de pessoas com problemas dependência de Drogas. Durante a semana anterior os alunos e professores do Pelotão arrecadaram alimentos e doarão a comunidade. A visita a comunidade terapêutica com certeza foi o ponto mais importante do passeio, pois os alunos acompanhados do administrador do local conheceram rotina dos internos, os alojamentos, cozinha, horta e a os animais “galinhas, porcos e vaca de leite” o Sr Newton administrador do local, explicou que o tratamento funciona no tripé: “Disciplina, Oração e Trabalho”, e não é usado nenhum tipo de medicamento para recuperar os dependentes químicos.
Com certeza aprendemos muito com o passeio, a importância da preservação da natureza, as dificuldades para tentar se recuperar da dependência de drogas, e a solidariedade com a doação de um pouco que temos a pessoas que precisam, e estão passando por momentos difíceis da vida.  O Universo é sábio, e conspirou para que o passeio transcorresse bem, o tempo estava maravilhoso e Deus nos ajudou a retornar tranquilamente para nossos lares.
(Texto Sgt Amarildo Kaiber)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

BRIGADA EM CENA LANÇA A PEÇA "SER POLÍCIA NÃO É FÁCIL"

No dia 27 Maio de 2011 às 17h no SESC em Santa Rosa, o Grupo Teatral Brigada em Cena, formado por Policiais Militares do CRPO Fronteira Noroeste, 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira e Corpo de Bombeiros de Santa Rosa e apoio da Prefeitura Municipal, promoveu a pré-estréia da Peça:

SER POLÍCIA NÃO É FÁCIL

A peça aborda, com humor, o conflito cultural na formação do policial militar. Tudo se inicia com a necessidade de inserção de novos alunos soldados em um curso de formação em andamento, demonstrando as necessidades de mudanças de planejamento. Relata as contradições existentes entre a prática e aquilo que deveria ser uma conduta profissional. Destaca a força de um sistema formado pela cultura de policiais mais experientes sobre os novos profissionais, assim como, muitas vezes, as condutas corretas ou projetos inovadores sofrem o escárnio do grupo de profissionais. Traz a tona a falta de compreensão em torno do próprio sistema policial militar que como qualquer outra organização precisa de uma hierarquia e de disciplina para conduzir suas atividades sem que isto represente uma ofensa aos seus integrantes, porém sem que ele, sistema militar, se justifique em si mesmo ou justifique a falta de respeito entre os diversos níveis, mas sim,  o interesse público, o bem da sociedade. A abordagem policial, a forma de atendimento ao público e, também, a grupos vulneráveis são elemento que surgem como parâmetro de reflexão.   A pretensão de constante reavaliação de condutas e a expectativa de transformação são propostas que são defendidas no conjunto de cenas.
O evento contou com a presença do Comandante Interino do CRPO FNO Tenente Coronel Iguaraçú Ricardo da Silva, Comandante do 4º BPAF Tenente Coronel Sérgio Flores de Campos, e demais Oficiais e Praças do CRPO FNO e 4º BPAF. O Grupo Brigada em Cena agradece ao apoio de todo público presente e também ao Sr Edson Flores de Campos Diretor do SESC Santa Rosa pelo apoio e incentivo.