segunda-feira, 6 de junho de 2011

PELOTÃO MIRIM VISITA A FAZENDA TERAPÊUTICA ITAJUBÁ E A TRILHA DOS MIRANTES

No dia 04 de junho 2011 o Pelotão Mirim do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira de Santa Rosa, visitou a cidade de Porto Mauá, conhecendo a Fazenda Terapêutica Itajubá e percorrendo a Trilha dos Mirantes na Comunidade de Três Bocas.
A saída foi do Módulo central da Brigada às 13: 00 h, as crianças e adolescentes juntamente com os instrutores, 1Sgt Amarildo Kaiber, Sd Jarbas Bueno de Lima, professoras Carla Nikodem e Francieli Gomes, aguardavam ansiosos pelo início do passeio. Durante o deslocamento do ônibus o ambiente transcorreu com muitas brincadeiras e cantoria por parte de todos os alunos e professores. Logo que chegamos à cidade de Porto Mauá, conhecemos o Porto da cidade e contemplamos as belezas do Rio Uruguai e avistamos a cidade de Alba Pose na Argentina.
Em seguida deslocamos ate a comunidade de Três Bocas, onde conhecemos a história do “Grito do Sapucai”, que viveu na região e promovia bailes que integravam as comunidades ribeirinhas do Brasil e da Argentina. Logo após percorremos a Trilha dos Mirantes, a caminhada foi uma aventura para todos, pois a vegetação estava densa e a trilha tinha quase que desaparecido. Durante o percurso apreciamos as belezas da mata nativa, e ainda contemplamos lá do alto dos Mirantes, as maravilhas do rio Uruguai.
Após um breve descanso e um delicioso lanche, o grupo se deslocou até a Fazenda Terapêutica Itajubá, onde tivemos a oportunidade de conhecer o funcionamento da Fazenda que faz o atendimento de pessoas com problemas dependência de Drogas. Durante a semana anterior os alunos e professores do Pelotão arrecadaram alimentos e doarão a comunidade. A visita a comunidade terapêutica com certeza foi o ponto mais importante do passeio, pois os alunos acompanhados do administrador do local conheceram rotina dos internos, os alojamentos, cozinha, horta e a os animais “galinhas, porcos e vaca de leite” o Sr Newton administrador do local, explicou que o tratamento funciona no tripé: “Disciplina, Oração e Trabalho”, e não é usado nenhum tipo de medicamento para recuperar os dependentes químicos.
Com certeza aprendemos muito com o passeio, a importância da preservação da natureza, as dificuldades para tentar se recuperar da dependência de drogas, e a solidariedade com a doação de um pouco que temos a pessoas que precisam, e estão passando por momentos difíceis da vida.  O Universo é sábio, e conspirou para que o passeio transcorresse bem, o tempo estava maravilhoso e Deus nos ajudou a retornar tranquilamente para nossos lares.
(Texto Sgt Amarildo Kaiber)

Nenhum comentário:

Postar um comentário