quarta-feira, 25 de abril de 2012

Efetivo do 4º BPAF Recebe Promoções

O Governador do Estado do Rio Grande do Sul no uso das atribuições, considerando o que consta no Expediente nº  000428-12.03/12-4, de conformidade com o disposto no parágrafo 1º do artigo 14, redação dada pela Lei Complementar nº 11.831, de 18 de setembro de 2002, combinado com o Decreto nº 30.618 de 30 de março de 1982, PROMOVE, a contar de 21 de abril as seguintes praças:

I – A Graduação de Primeiro-Sargento os Segundos-Sargentos:
·         Nelson Justen
·         Valdemir  Zago
·         João Elio do Carmo Robalo
·         Rubem Bubans
·         Mauro André Primaz
·         Angela Marines Huppes
·         Diógenes Rodrigo Mrozinski
·         Edelberto Ginder
·         Renato Schlotefeldt
·         Misael Bavaresco
·         Rui Pinheiro da Rosa

II -  A Graduação 3º Sargento os Soldados:
·         Dilson  Secconi
·         Jairo Augusto Sippert de Oliveira
·         Rui Barbosa
·         Edson Marcos Rieger
·         José Ricardo Ribeiro
·         Osvaldir de Oliveira
·         Clovis da Silva

Publicado no DOE nº 079, de 24 de abril de 2012 pág. 07 à 13.


P1/Com Social/4º BPAF




Aos colegas do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira os sinceros parabéns por suas tão merecidas promoções.

Vitória Silenciosa - Uma homenagem ao dia do Policial Militar

                   
                   Faço aqui minha homenagem a estes homens e mulheres, policiais militares, bombeiros militares, e a todos aqueles que trabalham nos braços especializados da Brigada Militar, os brigadianos, sim a todos que usam ou usaram a farda bege lido, que é quente no verão e fria no inverno, seu trabalho é indispensável, sendo todos insubstituíveis, pois no momento não há nenhum outro contingente que possa de uma só vez, de pronto, realizar este tipo de trabalho, segurança pública, ninguém suficientemente com técnica, nem experiência para ocupar todos os seus lugares ao mesmo tempo, vocês são a engrenagem do estado, então só agora comecei a entender melhor aquela frase: ¨Os governos passam, as sociedades caem, só a polícia é eterna.”
Durante o patrulhamento ostensivo se pode observar como as crianças gostam da presença dos policiais militares, abanam, cumprimentam, fazem sinal de positivo, e como fico feliz quando muitas delas dizem que desejam ser policias quando crescerem, mesmo sabendo que em pouco tempo mudarão de idéia, é  as crianças se sentem seguras com a presença dos policiais, confiam neles, para elas estes são os heróis, tanto como aqueles heróis que elas assistem nos desenhos animados, penso que fazendo algumas ressalvas as crianças tem razão, pois há mesmo varias semelhanças entre estes dois tipos de heróis, pois os dos desenhos usam suas roupas especiais, capas e escudos, tem veículos identificados e sempre chegam rápido ao local onde estão precisando deles, já os policiais usam suas fardas e coletes a prova de balas( por vezes com validade vencida) e se deslocam em suas ¨velhaturas¨ também identificadas, mas nem sempre chegam a tempo nos locais das ocorrências, os heróis dos quadrinhos tem armas futuristas que lançam raios laser, raios gama e todo tipo de raios ou possuem um cinto de utilidades, os policiais usam suas modernas pistolas calibre 40, armas de choque ou seus legendários revolveres calibre 38, os heróis da TV não recebem nada pelo seu trabalho, os policias da vida real “quase nada”, mas há uma diferença básica entre eles, só os policiais “morrem em ação no combate ao crime”.                                          
Minha homenagem especial ao colega PAULO ROBERTO GOMES RIBAS, morto no município de Dom Feliciano, enquanto tentava impedir um furto a banco em acompanhamento aos meliantes, então pergunto que tipo de homem corre em direção aos criminosos na mira de um FUZIL? HERÓI... e sua família quem ampara??? Assim como ele, outros tantos cumpriram com seus juramentos, servir e proteger com o risco da própria vida, sim foi isso que lhes foi requerido, A VIDA, é um risco com o qual todos os policiais militares convivem diariamente, heróis mortais em uma guerra não declarada, e como as baixas ocorrem todos os dias e não todas de uma só vez, tal guerra num primeiro momento, parece não merecer maior atenção por parte do Estado.   
                   Mas e os bandidos? Continuam explodindo os caixas eletrônicos e cometendo toda a espécie de crimes, inclusive matando os nossos heróis, penso que eles sabem que nossas leis são frouxas e ultrapassadas, que nosso sistema carcerário não recupera ninguém, pelo contrário é uma universidade do crime que funciona em nossas modernas masmorras medievais, já os nossos heróis mortos vão para o cemitério, paz perpétua, sim o custo com eles deve ser menor.
                   Difícil missão tem nossos policiais, mas apesar de tudo seguem confiantes, pois com muita dedicação e coragem, não medem esforços no combate da criminalidade e por muitas vezes saem vitoriosos, e toda a sociedade agradece e pensa que a grande vitória dos policiais está em prender bandidos perigosos, recuperar bens, evitar mortes, salvar vidas, sim tudo isto é de incalculável importância e traz a satisfação do dever cumprido, mas acredito que a grande vitória de todo policial militar se dá quando ele consegue voltar para casa vivo, e ao entrar em seu lar vê que sua esposa e filhos estão bem ou que repousam em segurança, sim neste momento ele obtêm a sua maior vitória, uma vitória silenciosa.

Hercules Peres Bloedow
 Soldado da Brigada Militar
Presidente ABPM-SR



terça-feira, 24 de abril de 2012

ATIVIDADES DO COMANDANTE DO BATALHÃO



O 4 BPAF está inserido em atividades de caráter Estadual e Nacional para as Políticas em Fronteira.

Além, de ser o representante da Brigada Militar junto ao Fórum de Governo do RS para Relações Internacionais o Tenente Coronel Campos, Comandante do Batalhão, esteve representando a Brigada Militar em Porto Velho-RO nos dias 10 a 13 de abril no encontro realizado pelo Ministério da Justiça. O encontro serviu para preparar uma série de cursos relacionados à Estratégia Nacional de Fronteira, o Tenente Coronel Campos fará a coordenação de preparação de conteúdos para o primeiro curso de Gestão de Políticas Públicas em Fronteira da Secretaria Nacional de Segurança Pública voltado aos Gestores de Segurança Pública e Gabinetes de Gestão Integrada.

Também, o 4 BPAF esteve participando da construção do Projeto de distribuição de recursos federais para a Brigada Militar no valor de 12 milhões de reais. O Projeto entregue no dia 17 de abril esta voltado à estruturação de unidades localizadas na fronteira do RS, no qual foi sugerido, ao Comando da Brigada Militar, a destinação de recursos para a região fronteira Noroeste.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

4º BPAF Prende Autor e Recupera Veículo Furtado

P-1/Com Social 4º BPAF
No dia 21 abril 2012 próximo as 04h40 em Santa Rosa, a Guarnição de Serviço da Brigada Militar do  4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira quando em patrulhamento, avistou o veículo Renault Clio IKO 8519 o qual havia sido furtado em ocorrência anterior. O veículo trafegava pela Av. Borges de Medeiros no centro de Santa Rosa.  A GU efetuou o acompanhamento do veículo sendo que condutor aumentou a velocidade e não atendeu a ordem de parada com sinal sonoro e luminoso da viatura, jogando por duas vezes o veiculo contra a mesma, os policiais conseguiram efetuar a abordagem na Rua Sinval Saldanha. O condutor foi identificado com as iniciais  V.R.F.  recebendo voz de prisão e conduzido a Delegacia para registro.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia do Policial

Dia 21 de abril. O que lembramos nesse dia? O dia em que, há 220 anos atrás, morreu Tiradentes? Sim; e em virtude disso foi-lhe conferido o título de Patrono das Polícias, Militares e civis. Mas não é só desse fato que lembramos no dia 21 de abril. Lembramos, especialmente, dos brigadianos e brigadianas, policiais militares que fazem da nossa Instituição uma Instituição sólida, de renome e valor.
Hoje é o dia de lembrarmos que 20 mil brigadianos, em média, entre homens e mulheres, levam o nome da Brigada Militar diariamente pelos caminhos de nosso Estado. São 09 ocorrências atendidas por minuto por nossos homens e mulheres brigadianos, que levam seus diversificados conhecimentos, pautados pela técnica policial e por suas experiências profissionais, às ruas nas mais diversas atividades.
Hoje é o dia do policial; quer ele esteja no policiamento ostensivo, sendo a autoridade policial que desencadeia a persecução criminal do Estado, com atuação primordial nesse processo; ou nas atividades de bombeiros e salva-vidas, preservando e salvando vidas; quer em atividade de policiamento ambiental, mantendo o nosso meio ambiente de forma salutar; ou, ainda, no policiamento rodoviário, garantindo a segurança e a ordem pública em nossas rodovias. Hoje é o dia desses policiais.
Policiais militares que são a autoridade máxima na hora e no local da ocorrência; decidindo, em fração de segundos, o destino daquelas partes envolvidas no fato desencadeador da intervenção policial; São esses policiais, que atuam de forma eficiente e eficaz para compor as partes e seus conflitos, desde a simples contravenção penal até a ocorrência de vulto, protegendo e resguardando os direitos dos cidadãos, atuando, inclusive, de forma especializada, no que pertine aos direitos resguardados por leis incriminadoras esparsas, como o Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e Adolescente, Lei Maria da Penha, Código de Trânsito Brasileiro, dentre outras.
Enfim, é uma gama de ações e atuações que exigem que o nosso policial militar tenha vasto conhecimento, pautando seu comportamento no contexto legal de nossa legislação, atendendo os anseios da sociedade nas suas mais diversas orbes.
Hoje é o nosso dia; dia de comemorar e fortalecer nossos laços institucionais. Parabéns ao povo brigadiano!  
                                    
                                       Coronel Sérgio de Abreu
                                      Cmt Geral da Brigada Militar
(texto extraido do Be 002/2012)

Com Social 4º BPAF