sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia do Policial

Dia 21 de abril. O que lembramos nesse dia? O dia em que, há 220 anos atrás, morreu Tiradentes? Sim; e em virtude disso foi-lhe conferido o título de Patrono das Polícias, Militares e civis. Mas não é só desse fato que lembramos no dia 21 de abril. Lembramos, especialmente, dos brigadianos e brigadianas, policiais militares que fazem da nossa Instituição uma Instituição sólida, de renome e valor.
Hoje é o dia de lembrarmos que 20 mil brigadianos, em média, entre homens e mulheres, levam o nome da Brigada Militar diariamente pelos caminhos de nosso Estado. São 09 ocorrências atendidas por minuto por nossos homens e mulheres brigadianos, que levam seus diversificados conhecimentos, pautados pela técnica policial e por suas experiências profissionais, às ruas nas mais diversas atividades.
Hoje é o dia do policial; quer ele esteja no policiamento ostensivo, sendo a autoridade policial que desencadeia a persecução criminal do Estado, com atuação primordial nesse processo; ou nas atividades de bombeiros e salva-vidas, preservando e salvando vidas; quer em atividade de policiamento ambiental, mantendo o nosso meio ambiente de forma salutar; ou, ainda, no policiamento rodoviário, garantindo a segurança e a ordem pública em nossas rodovias. Hoje é o dia desses policiais.
Policiais militares que são a autoridade máxima na hora e no local da ocorrência; decidindo, em fração de segundos, o destino daquelas partes envolvidas no fato desencadeador da intervenção policial; São esses policiais, que atuam de forma eficiente e eficaz para compor as partes e seus conflitos, desde a simples contravenção penal até a ocorrência de vulto, protegendo e resguardando os direitos dos cidadãos, atuando, inclusive, de forma especializada, no que pertine aos direitos resguardados por leis incriminadoras esparsas, como o Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e Adolescente, Lei Maria da Penha, Código de Trânsito Brasileiro, dentre outras.
Enfim, é uma gama de ações e atuações que exigem que o nosso policial militar tenha vasto conhecimento, pautando seu comportamento no contexto legal de nossa legislação, atendendo os anseios da sociedade nas suas mais diversas orbes.
Hoje é o nosso dia; dia de comemorar e fortalecer nossos laços institucionais. Parabéns ao povo brigadiano!  
                                    
                                       Coronel Sérgio de Abreu
                                      Cmt Geral da Brigada Militar
(texto extraido do Be 002/2012)

Com Social 4º BPAF

Nenhum comentário:

Postar um comentário