domingo, 14 de novembro de 2010

“BRIGADA EM CENA” RECEBE PREMIAÇÃO NA 1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO POLÍCIA CIDADÃ DA BRIGADA MILITAR




Na quinta-feira (11/11), no Clube Farrapos em Porto Alegre, os representantes do Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste, participaram do 1º Simpósio de Avaliação e Apresentação dos Resultados do Programa Polícia Cidadã e da 1ª Edição do Prêmio Polícia Cidadã da Brigada Militar.
O Projeto “Brigada em Cena” o qual é desenvolvido por integrantes do CRPO/FNO e do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira de Santa Rosa concorreu na categoria “Inovação”, sendo que veio a conquistar o primeiro lugar.
 O projeto teve início no ano de 2008 sendo que usa o teatro como meio para levar até a comunidade um determinado tema através da dramaticidade e de toda a bagagem didática e pedagógica que o teatro proporciona, causando um impacto emocional, proporcionando uma reflexão sobre determinada questão moral. 
 Hoje o Projeto desenvolve as seguintes peças teatrais: “CRIANÇA FELIZ É CRIANÇA SEGURA”, para a Educação Infantil; “EM BRIGA DE MARIDO E MULHER “SE DER PENHA” A BRIGADA METE A COLHER”, levando conhecimento sobre a Lei Maria da Penha; “O MOTORISTA MALUCO”, que trata do trânsito, cinto de segurança, cadeirinha, embriaguez ao volante etc.; “RETRATOS DE VIDA” e “PAIS E FILHOS”, que tem como mensagem a reflexão da vida e a importância do diálogo entre pais e filhos.
O Grupo de Teatro “Brigada em Cena” tem por objetivo atingir tanto crianças como jovens e adultos, procurando levar à comunidade em geral toda a bagagem de informações objetivando a prevenção. O Projeto conta com o apoio do Poder Executivo Municipal de Santa Rosa.
 O Tenente Coronel Sérgio Flores de Campos, Comandante do 4º BPAF, parabeniza toda a equipe do Grupo Teatral Brigada em Cena pela conquista e o reconhecimento pelo trabalho dignificante de levar às crianças e à comunidade o conhecimento através do teatro, trabalho sem duvida inovador e precursor, o qual busca em primeiro lugar a prevenção. O Tenente Coronel Campos agradece aos colaboradores civis e militares que ajudam a manter o projeto em pleno desenvolvimento.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

JORNADA DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO BRASILEIRA EM OBERÁ – ARGENTINA

 No dia 5 de Novembro ocorreu em Oberá, na Argentina, a I Jornada de Capacitação em Legislação de Trânsito Brasileira destinada a comunidade, imprensa, policiais, fiscais de trânsito da Província de Missiones. As palestras ocorreram no auditório da Faculdade de Engenharia, em duas etapas, e foram desenvolvidas pelo Tenente Coronel Sérgio Flores de Campos, Comandante do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, Capitães Mauro Ademar Schernn do CRPO – Fronteira Noroeste e Paulo Roberto do Nascimento Comandante da 3ª Cia de Policiamento Ostensivo de Três de Maio.
Este evento objetivou o esclarecimento sobre as regras de trânsito no Brasil para que os turistas Argentinos circulem com maior segurança pelas nossas estradas. Este projeto de intercâmbio para segurança no trânsito iniciou em setembro com palestras de policiais argentinos no Brasil, contando com o apoio da FEBAP – Federação Econômica Brasil Argentina e Paraguai.
A integração tem sido pauta constante da Brigada Militar, na medida em que a qualidade de vida do cidadão regional é um fator de desenvolvimento, como destaca o Tenente Coronel Campos, que esteve no mês de Outubro palestrando no III Simpósio Iberoamericano de Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração ocorrido na cidade de Encarnación no Paraguai.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

BRIGADA MILITAR PARTICIPA DO SEMINÁRIO "AGROTÓXICOS: SAÚDE E MEIO AMBIENTE"

No dia 03 de Novembro de 2010 realizou-se no Auditório do Centro Cívico Cultural Antonio Carlos Borges de Santa Rosa, RS, o Seminário “Agrotóxico: Saúde e Meio Ambiente”, promovido pelo CEREST Ijuí – RS (Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador), e FUMSSAR SUS (Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa – RS).
De acordo com os organizadores do evento, o Brasil é um dos maiores consumidores mundiais de agrotóxicos. Seu uso descontrolado e a não utilização de equipamentos adequados no processo de aplicação, são muitas vezes responsáveis pela intoxicação dos trabalhadores rurais. O uso de agrotóxicos tem implicações no meio ambiente, na produtividade da lavoura e na saúde do trabalhador rural e do consumidor. A contaminação de alimentos, poluição de rios, erosão de solos e desertificação, adoecimento de agricultores e extinção de espécies animais, são algumas das conseqüências do uso indiscriminado de agrotóxicos. O objetivo deste encontro é orientar os participantes sobre a importância do uso racional, do uso de equipamentos de proteção individual e medidas preventivas a saúde do trabalhador rural.
Demonstrando que a Brigada Militar se encontra cada vez mais inserida nos problemas da comunidade em geral o Major Vladimir Fernando Dalla Costa Ribas, Sub Comandante do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira e Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Santa Rosa, se fez presente ao evento, atuando como mediador na palestra proferida pela painelista Ivete Kreutz – da 14ª CRS, a qual tratou do assunto “Segurança Alimentar na Produção de Alimentos”.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

SEGURANÇA EM FRONTEIRAS É TEMA DE SIMPÓSIO IBEROAMERICANO

 Segurança Pública em Área de Fronteira foi o tema do III Simpósio Iberoamericano de Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional, ocorrido em Encarnación no Paraguai, nos dias 21 e 22 de Outubro de 2010. (http://www.uci.edu.py/iii-simposio-iberoamericano)
O artigo Segurança Pública em Área de Fronteira, apresentado pelo Ten Cel Sérgio Flores de Campos, Comandante do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, Santa Rosa, RS, foi selecionado para o evento dentre diversas temáticas que trataram do desenvolvimento econômico e social no Mercosul. Para o Ten Cel Campos a inserção deste assunto demonstra a crescente preocupação com a influência da transnacionalidade do delito na democracia dos países, além da estreita relação entre políticas públicas de segurança com o desenvolvimento regional.
”Na sociedade moderna devemos reconhecer o direito de proteção ao cidadão regional, independente de sua nacionalidade, através de esforços conjuntos dos países que formam esta região, além disto, para o enfrentamento da economia globalizada do crime as ações conjuntas e continuadas entre órgãos de segurança devem ser parte de uma estratégia de Estado”, afirma o Ten Cel Campos (associado da AsofBM).

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dia de Finados

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

O NASCER PARA O ALÉM...

Há quem morra todos os dias.
Morre no orgulho, na ignorância, na fraqueza.
Morre um dia, mas nasce outro.
Morre a semente, mas nasce a flor.
Morre o homem para o mundo, mas nasce para Deus.
Assim, em toda morte, deve haver uma nova vida.
Esta é a esperança do ser humano que crê em Deus.
Triste é ver gente morrendo por antecipação...
De desgosto, de tristeza, de solidão.
Pessoas fumando, bebendo, acabando com a vida.
Essa gente empurrando a vida.
Gritando, perdendo-se.
Gente que vai morrendo um pouco, a cada dia que passa.
E a lembrança de nossos mortos, despertando, em nós, o desejo de abraçá-los outra vez.
Essa vontade de rasgar o infinito para descobri-los. De retroceder no tempo e segurar a vida. Ausência: - porque não há formas para se tocar.
Presença: - porque se pode sentir.
Essa lágrima cristalizada, distante e intocável.
Essa saudade machucando o coração.
Esse infinito rolando sobre a nossa pequenez. Esse céu azul e misterioso.
Ah! Aqueles que já partiram!
Aqueles que viveram entre nós.
Que encheram de sorrisos e de paz a nossa vida.
Foram para o além deixando este vazio inconsolável.
Que a gente, às vezes, disfarça para esquecer.
Deles guardamos até os mais simples gestos. Sentimos, quando mergulhados em oração, o
ruído de seus passos e o som de suas vozes.
A lembrança dos dias alegres.
Daquela mão nos amparando.
Daquela lágrima que vimos correr.
Da vontade de ficar quando era hora de partir. Essa vontade de rever novamente aquele rosto.
Esse arrependimento de não ter dado maiores alegrias.
Essa prece que diz tudo.
Esse soluço que morre na garganta...
E...
Há tanta gente morrendo a cada dia, sem partir. Esta saudade do tamanho do infinito caindo sobre nós.
Esta lembrança dos que já foram para a eternidade.
Meu Deus!
Que ausência tão cheia de presença!
Que morte tão cheia de esperança e de vida! (Padre Juca)



Que nesta data de lembranças e saudades possamos elevar nosso pensamento ao Pai Maior, solicitando a Ele bênçãos de amor e paz a todas as pessoas que perderam um ente querido, principalmente aos colegas do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira que tem em seus corações a presença de uma pessoa que hoje não mais está presente, para que possam acalentar suas dúvidas e anseios através do amor de Deus.

Comando do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira.