terça-feira, 31 de agosto de 2010

Projeto de CINOTERAPIA do 4º BPAF Realiza Trabalho Pioneiro

O projeto de CINOTERAPIA ou Terapia Facilitada por Cães é desenvolvido pelo POE – Pelotão de Operações Especiais – do 4º BPAF (4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira) desde o mês de março de 2010, tendo a frente dos trabalhos os Policiais Militares Gustavo Luiz Vogt e Luciano de Souza Almeida.
CINOTERAPIA é um método que utiliza o cão junto com o profissional durante as consultas para auxiliar no tratamento psicológico de crianças, adolescentes e idosos, sendo empregada hoje nas áreas da psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia e fisioterapia.
O projeto realiza visitas ao Lar do Idoso com o Cão LUNA da Raça Labrador e conta com a participação e o apoio da equipe diretiva e multidisciplinar do asilo, Psicóloga Jaqueli Talheimer e da Assistente Social Debora Silveira Viana, o projeto é pioneiro na região. Segundo relatos das profissionais, o animal junto aos idosos, proporciona a melhora da auto-estima devido ao contato físico e ao despertar do senso de responsabilidade, pelo fato de terem que cuidar (passear) com o cão, as pessoas da terceira idade, passam a se sentir úteis. A introdução do animal no Lar do Idoso é uma boa forma de recreação e socialização. Nesses momentos as pessoas deixam de lado seus problemas, dores, insatisfações, seus momentos de solidão e tristeza, sentem-se mais dispostas, pois a simples presença de um animal de estimação pode ser relaxante, ajuda a diminuir a pressão sangüínea e o estresse. Cabe ressaltar que as visitas contam com a presença de todo o efetivo do Pelotão de Operações Especiais, os quais realizam atividades de recreação em conjunto com os moradores, que além dos benefícios alcançados, faz com que se quebrem paradigmas sociais advindos da própria infância dessas meigas pessoas, as quais acreditavam que o papel da polícia era agir com severidade em todas as ocasiões.
Além das visitas no Lar do Idoso, o Projeto de Cinoterapia visita a cada quinze dias a APADA – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes de Audição de Santa Rosa, proporcionando às crianças momentos de recreação e trazendo benefícios que elas nem imaginam, pois os cães revelam-se ótimos companheiros de brincadeiras para as crianças oferecendo a elas uma maneira de experimentar o mundo físico e social. Alguns animais são macios e reagem ao toque. Assim a espontaneidade da interação faz com que as crianças tentem e tentem de novo, de uma maneira que nenhum programa de televisão, vídeo game ou brinquedo de plástico jamais poderia conseguir. A criança e o bicho de estimação formam seu mundo de segredos, que nunca serão traídos. Há longas sessões de diversão em que nenhum dos dois pensa em qualquer outra coisa. Podendo ser uma grande fonte de estabilidade emocional e de autoconfiança para as crianças.
Ainda no dia 27 de julho de 2010, os alunos do maternal da Escola Municipal de Educação Infantil Amiguinhos da Balneária visitaram o canil do 4º BPAF, crianças com idades de 2 a 4 anos brincaram com os cães e tiveram noções de segurança com os animais. Os alunos estavam acompanhados da Diretora Clarice e das professoras Veronice e Carolina.
Segundo pesquisadores sobre o assunto acredita-se que aqueles que tiveram um relacionamento com algum animal em sua infância, certamente hoje são mais sensíveis a esses seres e aos fatos do mundo, pois aprenderam, quando crianças, a se importarem não somente consigo tratando-se de um vínculo que vale a pena explorar, celebrar, proteger e expandir. Se as pessoas tivessem um bicho de estimação o mundo seria mais descomplicado e mais saudável, pois estes nos dão tudo o que tem e não resta a menor dúvida de que é o melhor acordo que a humanidade pode firmar. Esse vínculo com os animais é a força primordial de uma pessoa feliz e saudável e uma das principais armas da sociedade contra a solidão, a apatia e a depressão.
O Projeto de Cinoterapia do POE do 4º BPAF é um referencial em nosso Estado, pois de maneira pioneira leva a relação homem – animal a outro nível de convivência trazendo benefícios mútuos e elevando o nome da Instituição Brigada Militar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário